quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Saúde e o Trabalho

Hoje estava pensando nisso.
Farei 38 anos em breve, e sou da área Médica. Saúde e prevenção fazem parte da minha rotina, seja para meus pacientes, minha família e para mim mesma.
Acredito que a saúde entra pela boca, então prezo pela comida caseira, sadia e variada.
Abomino cigarros, bebida alcoólica em excesso e medicamentos desnecessários.
Pratico atividades físicas diariamente, seja na academia, no treino de esgrima e equitação.
Mas sou uma exceção. Reconheço.
Não é fácil cuidar de casa, família, pegar trânsito, trabalhar, malhar, trabalhar, trânsito, comer, trabalhar, pegar trânsito, treinar, pegar trânsito, arrumar casa, fazer janta, dormir e começar tudo de novo no outro dia.
O que é mais gratificante talvez seja poder me olhar no espelho e não me frustrar, o que aconteceu quando mudei de trabalho e passei a ficar muito tempo sentada e sem atividades físicas.
Presencio isso aqui no trabalho diariamente. As pessoas ficam boa parte do dia sentadas em suas mesas trabalhando no computador e telefone, se levantam para depois sentarem para almoçar ou dirigir. E em casa sentamos para comer, ver tv ou então dormir. A modernidade nos obriga a sermos sedentários.
Cerca de 10 anos atrás, quando me formei, fiquei um ano em São Paulo, trabalhando e fazendo pós-graduação.
Meus supervisores trabalhavam de segunda a segunda. Não almoçavam. Comiam uma coxinha na rua e ficavam putos quando na hora do almoço, não tinha ninguém para trabalhar. O expediente normalmente acabava às 20 horas. E recomeçava às 08:00 em ponto. Não tinha feriado, nem sábado, nem praia. Emendar feriado? Jamais.
Eu não queria viver isso. Eu queria trabalhar mas não assim. Mas esse é o ritmo de São Paulo e de muitas empresas privadas.
Se vc não quer, tem mais de 200 candidatos desempregados loucos para entrar nessa rotina. Para se manter no mercado de trabalho e crescer, praticamente vc tem que abrir mão da sua vida, da sua família e da sua saúde. Como eu não queria abrir mão de nada, e não tinha vergonha nenhuma de dizer isso, voltei para minha terra natal.

No serviço público a vida é um pouco menos cruel.
Mas vejo que ainda tem gente que se embola no trabalho, e tenho a impressão que dormem debaixo da mesa, pois quando chego já estão a toda popa e quando saio para casa ainda estão infurnado em papéis. E olha que procuro ser pontual e dificilmente falto ou enrolo.
Minha chefe, é daquelas que parecem que dormem no trabalho.
Observo sua rotina:
Chega cerca de 09:00 horas, QUANDO almoça é cerca de 15:00, e fica até as 20:00 hs. Isso é a rotina dela. Às vezes ela lancha alguma fritura no final da tarde.
Resultado de sua rotina no trabalho: foi promovida e tem muito prestígio na empresa.
Saúde? Hipertensa, sobrepeso, e vai para sua segunda cirurgia de rins, pois sofre de calculos renais e infecção urinária recorrente.

Comento seu caso, pois é o típico exemplo que não quero seguir.
Preservo minha saúde, e infelizmente, em nenhum local de trabalho, seu chefe não quer saber se vc vai malhar ou comer, por que os nutricionistas recomendam que vc coma de duas em duas horas.

Daí eu fujo. Finjo que vou almoçar e vou malhar, depois como minha comidinha caseira da marmita na copa e volto ao trabalho. Minhas gavetas têm biscoitos integrais e frutas. Quando estou muito cansada do estress do dia a dia, digo que não vou naquele dia por que tenho que resolver problemas e tals.
Mas passo o dia em casa dormindo. Culpa? Nenhuma.

Ainda mais depois de presenciar o desmaio repentino de uma colega de trabalho. Causa ? Estress. Falei para ela: fuja e vá dormir. Se vc não pára, seu corpo pára.

Os estudos dizem que quem se cuida hoje, terá uma velhice melhor amanhã.
Todo mundo vai ficar velho, isso é fato.
Que tipo de velho vc quer ser amanhã?
Eu quero ser uma velha porreta!!!

Um comentário:

  1. Olá

    Parei aqui por causa de um comentário seu em um outro blog. Gostei muito deste texto, já vivi coisas parecidas. olhei um pouco os outros também e vi que não parei aqui por acaso (nunca é não é mesmo?).
    Um abraço de uma natalense.

    ResponderExcluir