sábado, 18 de junho de 2011

O Mistério dos Sonhos

Por Xamã


“Os sonhos são efeito da emancipação da alma, que mais independente se torna pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência Indefinida que se alonga até os mais afastados lugares, até mesmo a outros mundos”
- Allan Kardec, O livro dos espírtos.

Certa vez quando era criança acordei com o barulho da pia do banheiro, a água estava jorrando muito forte e para minha surpresa estava sozinho no meu quarto, não via meus irmãos e a casa toda já estava inundada. 
Não me assustei, apenas levantei da cama, caminhei com água até a cintura e fechei a torneira. 


Olhei para o banheiro e caminhei pelo resto da casa, cheia de água, porém tudo estava vazio e eu só, nada de móveis ou pessoas.
Pensei em abrir a porta para que a água esvaziasse a casa. Com muita dificuldade consegui abri-la, mas a água saiu de forma tão violenta que eu caí.

Então acordei.
Dias depois minha mãe chamou a mim e aos meus irmãos para nos dizer que íamos nos mudar. Claro que deve estar se perguntando o que isso tem a ver. 
Bem, este foi meu primeiro sonho premonitório.

Tinha muitos sonhos estranhos, sempre tive e já aceitei que até a minha morte eu vou tê-los, mas esse sonho em especial eu me lembro até hoje, devia ter uns 5 anos, e sempre lembro da cena. Água invadindo casa (ou casa alagada, dá no mesmo), é sinal de mudança de residência. 

Toda vez que tenho esse tipo de sonho acontece de eu me mudar.
Os sonhos, em minha opinião, são a forma de conexão mais antiga e comum do ser humano com o espiritual. 

Você não precisa ser médium, telepata, místico, na verdade não precisa ser nada se quiser. Os sonhos acometem ateus e devotos, Nietzsche sonhava, assim como José.  A própria ciência mostra que se não sonhasse, o homem morreria mais cedo.

Porque Sonhamos

Sonhar é uma questão de saúde antes de tudo, como escrevi acima, é uma necessidade natural do ser humano. 
A doutrina espírita acredita em basicamente três tipos de sonhos: 

Fisiológicos (você dorme com frio, então sonha que está na neve);

Psicológicos (medos e preocupações do dia-dia);

Espirituais (aonde entramos em contato com os guias espirituais).


Ou seja: sonhamos desde premonições a fatos do dia-a-dia que acabam aflorando quando dormimos (preocupação com contas, ou o pesadelo de um acidente por causa da apreensão de um filho indo viajar sozinho etc), até de fato conversas com nossos guias espirituais, que podem nos aconselhar e até nos alertar/preparar sobre algum acontecimento futuro.
 

O famoso sonho do Faraó do Egito, interpretado por José: 7 vacas magras seriam 7 anos de seca e fome

Alguns estudiosos do tema acreditam que muitas vezes tais avisos, venham através de simbologias (como os sonhos das vacas magras do faraó, interpretados por José), não porque é algo “místico” mas por causa da dificuldade em fazer a transposição de uma experiência extra-corpo (livre da limitação carnal) para o cérebro físico, adaptado apenas para captar através dos 5 sentidos.
 

Ainda assim alguns sonhos premonitórios (também chamados de proféticos) podem vir de forma clara, através da onirofania, “uma mediunidade especial que permite o registro objetivo das experiências vividas no mundo espiritual durante as horas de sono.” Conforme diz o espírita Richard Simonetti (um pouco do seu trabalho aqui ).

Sonhos Premonitórios

Ainda citando Richard Simonetti, muitas pessoas temem os sonhos premonitórios, principalmente os de “mau agouro” achando que isso é algo ruim. Assim como ele, concordo que os sonhos premonitórios vem para o bem:
 

“Vêm para o bem [os sonhos premonitórios], a fim de que a pessoa se prepare e tenha a convicção de que o acontecido não foi fruto de circunstâncias fortuitas. Era algo programado, envolvendo o resgate de seus débitos cármicos.”
 

Porém, lembre-se: 

Alguns sonhos supostamente premonitórios podem ser  apenas preocupação.
Abraham Lincoln

Resolvi dedicar uma parte do texto exclusiva a ele, pois sem dúvida trata-se de uma história interessante que sempre me chamou atenção.



O primeiro livro de sonhos que tive acesso era um guia com uma lista dos sonhos e seus significados, muito útil e realmente bem esclarecedor, nele contava sobre o presidente americano Abraham Lincoln, que havia sonhado com a própria morte.
Anos mais tarde pude fazer uma pesquisa mais apurada e descobri que além de ter tido um sonho premonitório, Lincoln sempre esteve em contato com o espiritual.
 

Carl Sandburg (escritor e historiador americano), em sua obra conta:
"Na noite de sua primeira eleição, Lincoln tinha se deitado sobre um sofá, em sua casa, pouco depois que os telegramas o tinham informado de que era o Presidente eleito. Ao olhar para um espelho, que havia do outro lado da sala, viu-se em todo o seu comprimento, mas com duas caras. Desagradava-lhe aquela imagem e levantou-se; a visão esvaneceu-se, mas quando tornou a se recostar viu outra vez duas caras no espelho, uma mais pálida do que a outra. Tornou a se levantar, mas, em meio a euforia da eleição esqueceu o episódio, porém ficou  preocupado . Contou o fato a sua esposa que também ficou preocupada.
Poucos dias mais tarde, recostou-se no sofá e viu as duas caras. Mas foi essa a última vez. Desde então o espectro não mais apareceu. Lincoln contou a repetição do fato à esposa e, para a Srª Lincoln o fenômeno assumiu uma significação. Seria Lincoln reeleito para um segundo mandato, e a palidez da segunda face significava que ele não chegaria a completá-lo".

O próprio Lincoln demonstrava sinais de que era muito espiritualizado, como demonstrou em carta a um amigo:
"Sempre tive uma acentuada tendência para o misticismo. Tenho sido controlado por um misterioso poder que não simplesmente à minha vontade. Com frequência vejo perfeitamente claro o caminho a seguir, embora conscientemente, não tenha suficientes fatos a apoiar minha decisão. E não me lembro de uma única vez em que segui meu julgamento, baseado em tais decisões e em que os resultados não fossem satisfatórios, enquanto que, em muitas outras circunstâncias, em que me deixei levar pelo ponto-de-vista alheio, tive razões de sobra para lamentar tê-lo feito."

Um médium? 
Ou um homem tão a frente de seu tempo que entendia haver algo mais do que nosso mundo? 
Os dois na minha opinião.
Ward Hill Lamon, amigo próximo de Lincoln conta que certa vez com seu amigo esposa e mais duas ou três pessoas próximas ao presidente, notaram que ele estava abatido, a Sra. Lincoln o perguntou o motivo de estar assim, ao que Lincoln respondeu:

“Parece estranho o quanto existe na Bíblia acerca de sonhos. Há, penso eu, uns dezesseis capítulos do Velho Testamento e quatro ou cinco no Novo em que se mencionam sonhos. E existem várias outras passagens dispersas que se referem a visões. Se nós acreditamos na Bíblia, devemos aceitar o fato de que, nos velhos tempos, Deus e seus anjos vieram até os homens, durante o seu sono, e fizeram com que, em sonhos, de si próprios tivessem conhecimento. Hoje em dia os sonhos são encarados como simples tolices e raras vezes contados, a não ser pelas mulheres velhas e os jovens apaixonados.”

Assustada com o tom do marido ela insistiu na conversa, então Lincoln revela seu sonho:

" Há uns dez dias recolhi-me muito tarde. Pouco tempo depois de estar deitado cai em sonolência, pois estava fatigado e, em breve, comecei a sonhar. Parecia haver, à minha volta, um silêncio de morte. Subitamente ouvi soluços convulsivos, como se muitas pessoas estivessem chorando. Julguei ter deixado a cama e que vagueava pelo andar inferior. Aí o silêncio foi quebrado por doloridos soluços, embora os pranteadores estivessem invisíveis. Andei de sala em sala. Não havia á vista, qualquer pessoa viva, mas, por onde quer que passasse, esperavam-me os mesmos lamentos de dor. Todos os móveis me eram familiares. Onde estavam, contudo, aquelas pessoas que assim se lamentavam como se seus corações estivessem dilacerados? Sentia-me, em verdade, confuso e alarmado. Que significaria tudo aquilo? Decidido a descobrir a causa do mistério continuei perambulando até a Sala Oriente. Entrei. Ali me esperava uma surpresa macabra. Diante de mim erguia-se um cadafalso, no qual repousava um cadáver envolto a vestes fúnebres. Em volta perfilavam-se soldados, fazendo guarda, e uma enorme multidão. Alguns contemplavam lamentosamente o corpo cuja face estava coberta. 

Outros soluçavam piedosamente.

Quem morreu na Casa Branca? - perguntei a um dos soldados.
 

O Presidente. – Fora a resposta - Ele foi assassinado.

Da multidão veio, então, uma explosão ruidosa de dor, que me despertou do sonho. Não dormi mais naquela noite e, se bem que se trate de um sonho, desde então encontro-me estranhamente indisposto.”

Alguns dias depois os amigos, preocupados, ainda o cercavam com medo das palavras do presidente, então certa vez ele respondeu:  

“Bem eu creio que o Senhor, em seus altos desígnios, tudo disporá como for melhor. Deus sabe o que nos convém!”

Em 14 de abril de 1865, no Teatro Ford, de Washington, Abraham Lincoln foi atingido por um tiro de pistola por John Wilkes Booth, um conhecido ator e espião Confederado de Maryland, vindo a falecer no dia seguinte.
O corpo do presidente fora velado na sala oriente, assim como tinha sonhado.

Lincoln sabia o que lhe aguardava, desde sua eleição e com o tempo simplesmente teve uma visão mais clara do que aconteceria, mas sempre acreditou que havia algo depois da morte. 

Em 1862 Lincoln já estava na Casa Branca, ano em que seu filho, Bill, desencarnou.
Nessa época o coronel Simon P. Chase (amigo íntimo do presidente com quem costumava conversar sobre o passado) contou que Lincoln sempre acreditara que seu filho Willie (como chamava a Bill) movia-se em torno dele, em sua forma espiritual. 

E voltando-se para Chase perguntou-lhe:

“-Você nunca se pegou conversando com os mortos?”

O Coronel não respondeu e Lincoln prosseguiu:

"- Desde a morte de Willie surpreendo-me involuntariamente a conversar com ele, como se estivesse ao meu lado. E sinto que ele está ao meu lado!"

A morte é um recomeço.

PS: Aos que sonham e não sabem o significado, ai vai a lista com um guia para sonhos, era a mesma lista do livro que tinha, recomendo que salvem em seu computador, clique aqui para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário