quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

À procura da Felicidade


O que é a Felicidade? 

Vejo muita gente buscando a "Felicidade" como se busca um pote de ouro no fim do arco íris. Vejo pessoas estabelecendo "metas" para serem felizes. Vejo gente acusando outras pessoas pela responsabilidade de que elas não são felizes em virtude da ação de terceiros. 

Você é feliz? Eu sou feliz? Dinheiro traz felicidade??

São perguntas rotineiras e acaba se tornando um grande conflito pessoal de muita gente.
Conheço homens e mulheres extremamente materialistas, buscam parceiros endinheirados, estatus, luxo. Mas quando finalmente conseguem, ficam frustrados. Falta algo.

Conheço pessoas pobres, com dificuldades no dia a dia por falta de grana, mas em geral estão bem e "relativamente felizes", enfrentando os problemas a medida que surgem.

Pontos de vista tão diferentes.. Outro dia participei da dinâmica de grupo do meu trabalho e tinhamos que escrever em um cartaz "um sonho". 
Eu, escrevi ganhar na mega-sena. Tenho vontade de viajar, fazer cursos, ganhar o mundo e seria muito mais fácil com um dinheirinho  extra. Eu penso assim, seriam meus planos. Quando mostramos finalmente nossos cartazes para nossos colegas, uma colega me alfinetou diretamente, como se eu fosse uma criatura materialista e fútil:

-"Meu sonho é ser feliz"... Alfinetou ela se achando a "políticamente correta", desprezando meu sonho de ganhar um dinheirinho para viajar e conhecer o mundo.

-"Feliz eu já sou querida, respondi com um largo sorriso. Eu só quero viajar para conhecer outros países, Austrália, Escócia, Canadá, etc."  Claro que a resposta dela, emudecida, foi uma cara de frustração. 

É normal isso. Muita gente não fica feliz com a felicidade alheia. Como você é feliz com esse carro velho? Como você é feliz morando aqui? Como você é feliz se vc não tem uma jóia ou sapato caro?

Acho que quem é espírito velho como eu, percebe que a felicidade esta nos bons momentos. Estou feliz de escrever este texto que ajudará algumas pessoas a se entenderem melhor. Estou feliz em casa porque acabei de jantar  e estou descansando de um dia duro, mas produtivo. Estou feliz porque amanhã tenho planos e um dia cheio. 

Mas tem muita gente que insite em ver o copo meio vazio, ao invés de vê-lo meio cheio. 
Tudo é questão de ponto de vista. 

O problema é que ver tudo de forma pessimista, a energia baixa e ruim que você emite, você recebe de volta. E mais forte ainda, ficando um ciclo pior que antes. Insistir em enxergar tudo de forma  pessimista, também pode atrair espíritos baixos que se identificam com essa vibração, deixando tudo mais deprê possível. Aconselho a tomar cuidado com as vibrações negativas, porque quem sai mais prejudicado, é você mesmo.


Pelo Direito de ficar Triste

Ninguém são é 100% alegre e feliz o dia todo, todos os dias. Estamos nesta vida, neste planeta para evoluir e problemas não faltam, sejam pequenos, grandes ou de tudo quanto é tipo. 
Eu pessoalmente, tenho o estopim bem curto e me irrito com frequência. Pode ser uma bobagem, mas sou assim. Tenho que me policiar e respirar fundo até que meu acesso de fúria passe. Confesso que sou uma pessoa que não posso andar "armada" senão eu acho que já teria matado vários, com meus acessos de fúria.

Raiva, ódio, preocupação, tristeza, prazer, alegria. Temos sentimentos que temperam nossas emoções todos os dias. 
A raiva, o ódio, a mágoa e o ressentimento são sentimentos bem primitivos e realmente devemos ter cautela com eles. A tristeza eu acho necessária. Afinal, às vezes acontece algo chato com a gente, alguém morre, alguém adoece, algo que a gente espera não acontece e aí, vamos pular de alegria? 

Acho que a coisa mais hipócrita que inventaram é que ninguém pode se dar o direito de ficar triste, que já vem um pseudo-psiquiatra de plantão para te diagnosticar com depressão. 
E claro, tome-lhe remédios.

Quando eu perdi meu pai, foi um momento difícil em minha vida, eu estava na faculdade, minha mãe muito doenta na minha cidade natal e eu estudando fora. 
Nunca deixei de fazer minhas coisas, mas fiquei bem anti-social, não queria sair, nem conversar. Minhas colegas de república acharam um absurdo meu comportamento. Na época eu não percebi que estava reclusa. Por causa disso desmancharam a república e cada uma foi para um lado. 
Hoje eu me recordo e não entendo por que as pessoas não aceitam que a gente fique triste? 
Eu tenho direito de ficar triste, de ter luto sim. Não deixei de estudar, não deixei de comer ou pagar conta. Só fiquei mais instrospectiva e ainda assim fui crucificada. 

Sei que existem pessoas que se afundam na tristeza. De novo  recomendo cuidado. Alimentar demais a tristeza vai atrair mais tristeza, e espíritos que vão contribuir para que você fique mais triste ainda. 
"Curta" a sua tristeza com cuidado, encare o fato que te deixou triste como um aprendizado e faça novos planos para superar o problema. 
E pronto, bola para frente!

A Felicidade ao alcance de todos

Eu sou feliz com pouco. Adoro cozinhar, adoro comer, adoro me exercitar. Amo estar com meus animais, de sentir o cheiro de chuva. Adoro sair a noite e ver vagalumes dançando como fadas em meu quintal. Estou satisfeita? 

-É claro que não!!!! É da natureza do ser humano, sempre procurar, sempre evoluir e enfrentar novos desafios, fomos feitos para isso!!!

Mas seja feliz agora, e sempre. Faça coisas que te deixem bem, cuide de seu corpo, coma a sua comida favorita, tenha bons momentos com os amigos, saia para aquele lugar que você gosta, veja seu filme favorito, curta a preguiça no Domingo e olha, não custa nada.